Avenida Doutor Fernando Piteira Santos, 3A | 2650-295 Amadora

211 230 335

[email protected]

Inteligência Artificial (IA) na Splunk

IA na Splunk Inteligência Artificial

Mar, 2024

Na homeostase, gostamos de estar a par dos temas da atualidade e a Inteligência Artificial (IA) não é uma exceção.

Não existem dúvidas de que a Inteligência Artificial irá reinventar radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos.

A Splunk –– enquanto líder de mercado em segurança e observabilidade –– está preparada para ajudar os clientes a colher os benefícios da IA, mantendo-os protegidos de quaisquer consequências não intencionais.

 

Com um profundo compromisso com a construção de um mundo digital mais seguro e resiliente, a Splunk pode fazer uma diferença real ao abordar a IA de forma responsável. 

 

Princípios de IA confiável da Splunk

A Splunk acredita que a Inteligência Artificial deve ser orientada pelos seguintes princípios: 

Responsabilidade

Os sistemas de IA devem ser objeto de supervisão humana. Nesse sentido, os responsáveis pelas diferentes fases do ciclo de vida do sistema de IA devem ser identificados e responsáveis pelos resultados. 

Transparência

Os sistemas de IA e a utilização de dados devem ser explicáveis, transparentes e compreensíveis para os clientes e partes interessadas.

Privacidade

Os sistemas de IA devem ser concebidos para respeitar e proteger a privacidade individual e a confidencialidade dos dados pessoais e organizacionais. 

Justiça

Os sistemas de IA devem ser inclusivos, acessíveis e evitar a discriminação ou o preconceito. 

Resiliência

Os sistemas de IA devem ser desenvolvidos e implementados para garantir a segurança, a proteção e a resiliência, mesmo na presença de falhas não intencionais e ataques maliciosos. 

Como a Splunk está a adotar os princípios confiáveis da IA?

A Splunk desenvolveu uma estrutura que fornece um caminho organizacional para transformar os seus princípios em ações. Desta forma, é possível cumprir a promessa de fazer boas escolhas, fomentar confiança e alcançar os resultados desejados.

 

IA nos produtos

A filosofia da Splunk de produtos com IA é orientada por 3 ideias chave:

Domínio e Contexto: Acreditam que a IA mais eficaz para a resiliência digital é específica de um domínio para casos de utilização de segurança e observabilidade e fortemente integrada nos fluxos de trabalho. Ou seja, isto permite obter a informação certa no momento certo, com o contexto certo. 

Humano ao volante: A IA não vai substituir totalmente os humanos, mas deve trabalhar ao lado deles, atuando como copilotos para fornecer rapidamente factos, resumir eventos e dar prioridade aos alertas. Contudo, os humanos devem estar sempre no lugar do condutor. 

Aberto e extensível: Ao integrar diretamente mais IA na plataforma Splunk, permitirá que os clientes e os parceiros alarguem os seus modelos de acordo com as suas políticas e tolerância ao risco. 

 

IA nas operações

A Splunk também considera que é fundamental uma IA fiável nas suas operações e cultura. 

A IA não compreende a inclusão, mas a Splunk compreende. Logo, através da sua abordagem de IA, a Splunk reconhece e comunica problemas como preconceitos e imprecisões, para que os possa resolver de forma proativa. 

Desta forma, acredita que o caminho a seguir consiste em fornecer orientações claras e proteções que permitam aos funcionários trabalhar de forma mais inteligente. 

 

A IA deve ajudar os Splunkers, não fazer o trabalho deles.

 

A sua política de IA é baseada nos Princípios de IA Confiável e ecoa elementos de sua filosofia de produto.

 

Utilização e proteção de dados para a IA

Por fim, e para enfrentar os desafios específicos de privacidade de dados que a IA trará, a Splunk tem um comitê ao nível da diretoria –– Comitê de Segurança Cibernética e Responsabilidade de Dados. 

Durante 9 anos consecutivos, a Splunk foi nomeada líder em SIEM no Quadrante Mágico da Gartner. Portanto, continuará a basear-se nos 20 anos de conhecimentos e a alargar o seu compromisso com a privacidade de dados para casos de utilização de IA, preparando-nos para as necessidades dos próximos 20 anos e mais além

Construir a IA para o futuro

Em suma, o futuro da IA é incrivelmente brilhante e a Splunk considera-o um requisito para a criação de resiliência digital, especialmente à medida que os ambientes digitais se tornam cada vez mais complexos.

Por último, cabe às empresas pioneiras no uso e desenvolvimento da IA –– como a Splunk  –– ajudar as organizações a navegar na IA com segurança e eficácia.  

Veja aqui como a Splunk está a dar vida à sua filosofia de IA.

Fonte e mais informações aqui.

continuar a ler

Splunk Cloud Platform
Splunk Cloud Platform

A Splunk Cloud Platform é uma plataforma que fornece insights baseados na cloud para análise de dados em escala de petabytes.

Splunk Enterprise Security
Splunk Enterprise Security

A Splunk Enterprise Security é uma plataforma líder de mercado na gestão proativa de eventos de segurança.

receber newsletter