Avenida Doutor Fernando Piteira Santos, 3A | 2650-295 Amadora

211 230 335

[email protected]

Big Data — aproveitar o poder dos dados

homeostase big data dados

Abr, 2023

Big Data tornou-se uma parte integrante das nossas vidas. Isto é, quer se trate de negócios, cuidados de saúde ou da vida quotidiana, os dados ajudam-nos a tomar decisões informadas e a compreender o mundo à nossa volta. 

Neste artigo, vamos falar de Big Data, da sua importância e, claro, dos seus desafios.

Big Data

Este é um conceito utilizado para descrever os grandes e complexos conjuntos de dados que são difíceis de processar utilizando ferramentas tradicionais de processamento de dados.

Na verdade, a aplicação de Big Data em diferentes setores está a tornar-se cada vez mais importante. Permite oferecer um suporte mais eficiente à tomada de decisão e monitorização dos resultados de investimentos de uma empresa (Business Intelligence – BI), e uma melhor experiência ao cliente.

Desta forma, podemos utilizá-la para analisar o comportamento dos clientes, identificar tendências de mercados e prever resultados futuros. 

Permite também às empresas tomarem decisões informadas com base em análises feitas em tempo real.

Além disso, as organizações podem utilizar soluções de Big Data para otimizar operações, melhorar estratégias de marketing e reduzir custos. Em suma, ao utilizarem os dados, podem ganhar uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Diferentes tipos de dados

Geralmente, os dados estão divididos em duas categorias principais: dados estruturados e não estruturados. 

Os dados estruturados são organizados num formato específico, tal como uma base de dados ou uma folha de cálculo. É fácil de analisar e manipular porque seguem um conjunto de regras.

Já os dados não estruturados, por outro lado, não seguem qualquer padrão ou estrutura em particular. Exemplos de dados não estruturados incluem: documentos de texto, ficheiros de áudio, imagens, vídeos e web.

 

5 V’s do Big Data

Para falar em Big Data é importante conhecer os seus 5 V’s — Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor —, que se referem às cinco características que definem o seu conceito.

As organizações podem utilizar os 5 V’s para obterem uma vantagem competitiva e permanecerem relevantes numa economia digital em constante evolução.

O Volume refere-se à quantidade de dados recolhidos, a Velocidade descreve a rapidez com que os dados estão a ser gerados e a Variedade refere-se aos diferentes tipos de dados recolhidos e que podem estar constantemente a mudar de formato. Já a Veracidade cobre a exatidão e a fiabilidade dos dados e, por último, o Valor analisa a utilidade dos dados para a tomada de decisões. 

 

Como aplicar Big Data?

Big Data é uma ferramenta incrivelmente poderosa que pode ser utilizada, sobretudo, para obter insights sobre uma grande variedade de tópicos. 

Para aplicar a Big Data com sucesso, as organizações devem avaliar a sua necessidade de obtenção de dados e determinar que tipo de dados são mais relevantes para o seu caso particular de utilização.

Após a análise dos dados, estes devem ser recolhidos e organizados em bases de dados. Posteriormente, devem ser utilizadas técnicas e ferramentas analíticas para processar os dados em informação útil que possa depois ser utilizada para tomar decisões ou desenvolver estratégias. 

 

Desafios do Big Data

O conceito de Big Data apresenta um conjunto único de desafios para as organizações, sendo o grande volume de dados um dos maiores desafios.

Portanto, com o crescimento da tecnologia, cada vez mais dados estão a ser gerados diariamente, tornando difícil para as organizações armazenar e gerir tudo isto. Além disso, a sua complexidade dificulta a análise e extração de dados significativos.

 

Homeostase e Big Data

Na homeostase, compreendemos o poder dos dados e o seu potencial para orientar as decisões empresariais. Somos especialistas em dados e temos as ferramentas e conhecimentos necessários para o ajudar a tirar o máximo partido dos dados.

Em conclusão, a nossa equipa pode fornecer conhecimentos que podem melhorar o desempenho, otimizar custos, e racionalizar processos. Gostavam de saber mais sobre este assunto? Estamos disponíveis para responder às vossas questões. 

continuar a ler

Cribl Lake
Cribl Lake

O Cribl Lake é uma solução de data lake que facilita o armazenamento, a gestão, o acesso, a reprodução e a pesquisa de dados.

Cisco + Splunk
Cisco + Splunk

A Splunk faz oficialmente parte da Cisco. Um marco importante para construir um mundo digital mais seguro e resiliente.

receber newsletter