Avenida Doutor Fernando Piteira Santos, 3A | 2650-295 Amadora

211 230 335

[email protected]

A Splunk e os dados no combate à COVID-19

A Splunk e os dados no combate à COVID-19 homeostase

Abr, 2020

Os dados serão essenciais (também) nos tempos pandémicos que vivemos. É com base em dados que os líderes mundiais implementam medidas de contenção para abrandar a disseminação da COVID-19, é com base em dados que a população em geral atua sabendo que está a fazer a diferença, são eles que nos ajudam a não ceder ao medo e ao pânico.

E é por isso que a Splunk está a levantar dados relacionados com a COVID-19.

 

Splunk for Good, a vertente sem fins lucrativos da Splunk, desenvolveu e disponibilizou um dashboard com dados sobre a pandemia. Está acessível a qualquer pessoa através de um simples clique.

Uma app em código aberto, além do dashboard

Também em poucos passos, é possível instalar uma app desenvolvida pela Splunk que, por ser de natureza open source, permite uma utilização personalizada — qualquer pessoa ou organização pode inserir os dados que desejar para melhor entender o que está por detrás da pandemia.

É compreensível que cada utilizador tenha as suas próprias ideias de como visualizar os dados disponibilizados.

Ao contrário da AppStore da Splunk, esta app foi disponibilizada no GitHub para que possa, de facto, ser melhorada e desenvolvida pela comunidade. Os utilizadores podem clonar a app e criar a sua própria versão, ou entrar em contacto com a Splunk ([email protected]) para colaborar na sua melhoria ou submeter dados de interesse comum.

A homeostase e a pandemia

Sublinhamos o que afirma Doug Merritt, o autor do artigo original: “data is going to be essential to both containing the spread of the novel coronavirus and to finding an eventual vaccine”.

A importância dos dados é transversal no tempo e no espaço, independentemente das condições em que vivemos. É neles que estão fundamentadas praticamente todas as decisões.

Na rotina do dia-a-dia usamos dados para tomar decisões, em tempos de guerra também.

Não há qualquer dúvida de que estamos todos a passar por tempos desafiantes. O nosso otimismo é testado quando as nossas rotinas são quebradas e estamos, mais do que nunca, preocupados com a saúde dos nossos.

É precisamente nestas alturas que os dados podem desempenhar o seu papel mais fundamental.

Na Splunk e na homeostase, estamos confiantes de que conseguiremos ultrapassar esta crise e que sairemos desta batalha mais resilientes para o futuro. A equipa homeostase mantém-se disponível em [email protected] para prestar todo o apoio necessário na sua organização ou empresa. Conte connosco.

Fonte aqui.

continuar a ler

Splunk Cloud Platform
Splunk Cloud Platform

A Splunk Cloud Platform é uma plataforma que fornece insights baseados na cloud para análise de dados em escala de petabytes.

Splunk Enterprise Security
Splunk Enterprise Security

A Splunk Enterprise Security é uma plataforma líder de mercado na gestão proativa de eventos de segurança.

receber newsletter