A adoção de volumes de dados proporciona uma grande oportunidade para melhorar a inovação, o lucro e a resiliência. De facto, os dados estão a revelar-se uma alavanca tangível para impulsionar a diferenciação.
Por isto, não é surpresa que as organizações mais bem sucedidas sejam as que criam ou aprofundam a sua diferenciação competitiva. Ora, vejamos.
Inovação de dados
A Splunk lançou um novo relatório de investigação, com o Enterprise Strategy Group: The Economic Impact of Data Innovation 2023. Então, foram entrevistados 2.000 líderes de TI, segurança e negócios em nove países, para descobrir as estratégias e os resultados que definem a excelência em inovação de dados.
Organizações em todo o mundo estão a descobrir como gerir o maior volume, variedade e velocidade de dados.
As organizações com mais maturidade relataram sentir mais pressão para acompanhar o crescimento dos seus dados. Contudo, aqueles que agem com este maior sentido de urgência, também estão a ver melhores resultados.
Especificamente, os líderes:
- Aumentam os seus lucros em 9,5%, em comparação com organizações ainda a nível de iniciantes;
- Têm 4,6 vezes mais probabilidades de gerar 20% ou mais das suas receitas com novos produtos;
- São 2,9 vezes mais propensos a relatar que geralmente ultrapassam os seus concorrentes no mercado – e fazem-no em média por um ano.
Mas o que torna um líder em inovação de dados? Maturidade em seis áreas principais: classificação de dados, agregação de dados, qualidade de dados, competências de análise de dados, ferramentas de análise de dados e monitorização de dados.
A partir desta vantagem, as suas abordagens estratégicas distinguem-se ainda mais. Por exemplo, os líderes de inovação de dados afetam 53% a mais dos seus orçamentos e recursos de tecnologia para investigação, monitorização e análise de dados do que os iniciantes.
Benefícios da Inovação de dados
Tomar medidas concretas para dar prioridade aos investimentos de dados em torno do talento, tecnologia e liderança paga dividendos em praticamente todos os aspetos da organização.
Alguns exemplos:
Intimidade e experiência do cliente
O aproveitamento dos dados contribuiu para uma maior fidelidade à marca (48% em comparação com 30% dos principiantes). Aumentou o valor de vida do cliente (49% vs. 30%) e aumentou o CSAT – Customer Satisfaction Score — (53% vs. 43%).
Inovação de produtos
Os líderes aumentaram a sua velocidade de inovação, lançando nove produtos por ano que não teriam sido possíveis sem os seus recursos de dados. Isto, em comparação com a média de três novos produtos por ano para os iniciantes.
Resiliência
Os líderes de dados tendem a ser mais resilientes em geral. Ou seja, a inovação de dados faz uma grande diferença na rapidez com que os incidentes e ataques de segurança são resolvidos. Os líderes levam em média 17 horas para investigar e resolver estas questões, enquanto que os iniciantes precisam em média de 19 horas.
Redução de custos e otimização de processos
As organizações também estão a utilizar dados para reduzir custos e otimizar operações. 69% dos inquiridos relatam que os dados os ajudam a reduzir os custos da cadeia de fornecimento, com os líderes a relatar uma poupança de custos 2,5 vezes maior do que os iniciantes.
Líderes dos dados
Os que lideram na alavancagem dos seus dados estão mais confiantes e otimistas.
Em suma, têm 4,5 vezes mais probabilidades de sentir que a sua organização está numa posição muito forte para competir e ter sucesso nos mercados durante os próximos anos.
Gostavam de saber mais sobre como as organizações líderes estão a ter sucesso com a inovação de dados? Convidamo-vos a ler o relatório completo sobre o Impacto Económico da Inovação de Dados.
Por último, se tiverem dúvidas ou quiserem saber mais sobre o poder dos dados, estamos disponíveis para ajudar.
Fonte aqui.