Select Page
A Splunk e os dados da COVID-19 em Portugal

Recentemente, falámos do dashboard desenvolvida pela Splunk que mostra como os dados podem ajudar no combate à COVID-19. Ficámos inspirados e quisemos, na homeostase, desenvolver um dashboard semelhante aplicada aos dados da COVID-19 referentes a Portugal.

O acesso atualizado a dados é essencial no combate à pandemia.

O desenvolvimento do dashboard português, com dados diários sobre a pandemia no país, pode ser resumido em 3 partes:

  • Usar o template do dashboard Splunk como inspiração;
  • Montar um cenário de Splunk na Cloud da Amazon, uma infraestrutura “pronta a usar” — a Amazon Web Service (AWS) tem uma boa relação tempo-custo, uma vez que não é necessário esperar pela chegada de hardware, pela sua configuração e manutenção e o valor é bastante acessível;
  • Ter a Direção-Geral da Saúde (DGS) como fonte de dados: informação diariamente atualizada e inserida automaticamente no dashboard através do GitHub (repositório criado pela “Data Science for Social Good Portugal”).

Apesar de estar ainda em construção, o dashboard disponibiliza dados atualizados diariamente. Pode ser consultado neste link, apenas através de um browser desktop (não mobile).

A Splunk e os dados da COVID-19 em Portugal
A Splunk e os dados da COVID-19 em Portugal

Este dashboard é apenas um show case, um exemplo do que com o Splunk pode ser feito. Neste caso, e dada a situação atual, decidimos fazer esta adaptação dos dados da COVID-19 em Portugal.

Muito mais pode ser feito com Splunk, no tratamento de big data.

A equipa homeostase mantém-se disponível em [email protected] para esclarecer dúvidas e prestar todo o apoio necessário na sua organização ou empresa. Conte connosco.

quero receber updates.